Espiritismo – Comece pelo Princípio

Quem procura estudar o Espiritismo

E participar das atividades espíritas deve seguir um rito adequado para que o conhecimento seja pleno e efetivo.

O Codificador da Doutrina dos Espíritos, o Espiritismo

Foi Allan Kardec, o Codificador da Doutrina dos Espíritos quem estabeleceu um roteiro para a iniciação nos temas espirituais-espíritas.

Em “O livro dos médiuns”, item 35, ele afirma que os que desejarem “adquirir essas noções preliminares” acerca do Espiritismo, é aconselhada a seguinte ordem:

1º) “O que é o espiritismo”,

O que é o espiritismo

Uma brochura de uma centena de páginas, de fácil e rápida leitura, que oferecem, sobretudo aos novatos, respostas às principais perguntas e objeções que são feitas;

2º) “O livro dos espíritos”,
O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos

O qual contém a doutrina de forma COMPLETA, apresentado toda a filosofia e, principalmente, as consequências morais;

3º) “O livro dos médiuns”,
Livro dos Médiuns

Livro dos Médiuns

Verdadeiro guia para os que desejam se dedicar à prática das manifestações, complemento, portanto do livro anterior; e,

4º) a “Revista Espírita”,
Revista Espírita

Revista Espírita

O Jornal de Estudos Psicológicos criado por Kardec para a análise das comunicações mediúnicas e a discussão dos fundamentos espíritas, em doze volumes, editados de 1857 a 1869, sob sua supervisão direta.

E depois?

Há outras obras consideradas complementares, também publicadas por Kardec, que devem ser lidas e estudadas completando o conhecimento espiritista.

Não há, portanto, nenhum “Pentateuco Espírita”, expressão equivocada que é utilizada por muitos espíritas, para “aglutinar” aquelas que seriam, por eles, consideradas essenciais e “superiores” as demais. Vale dizer, ainda, que, somando-se todas as publicações feitas pelo professor francês, chegamos ao número de trinta e duas. Postumamente, ou seja, após a morte de Kardec, seus continuadores reuniram textos esparsos em “Obras Póstumas”.

Clique na Imagem e venha para o Grupo Espiritismo Com Kardec no Facebook

Natural do Rio de Janeiro (RJ) e radicado há muitos anos em Florianópolis (SC), Marcelo Henrique se tornou espírita em 1981, vindo do catolicismo. É Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina (ADE-SC), assim como do Centro Cultural Espírita Herculano Pires, em São José (SC). Também é delegado da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA), associado da Associação Brasileira de Amigos e Delegados da CEPA (CEPA-Brasil), do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CP-Doc) e da Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas da Paraíba (ASSEPE). Atua, ainda, como representante da ABRADE, no Fórum das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional, junto à Federação Espírita Brasileira. É Editor-Chefe da Revista Espírita HARMONIA, um periódico eletrônico e, como escritor e articulista, tem artigos e pesquisas em diversos sites, assim como é autor de “Túnel de Relacionamentos” (Ed. EME) e “Alteridade: a diferença que soma” (Ed. INEDE).

One Reply to “Espiritismo – Comece pelo Princípio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.